Avenida das Américas, 16.267 - grupo 303.

Tel: (0xx21) 2437-2434

Recreio dos Bandeirantes

Rio de Janeiro
 
 
 
 
• lentes de contato
• cuidados com a criança
• óculos de sol
• o computador e seus olhos
 
Síndrome da Visão do Usuário do Computador
 

Você sente seus olhos cansados após usar o computador?
Então você pode estar sofrendo da "Síndrome da Visão do Usuário de Computador".

O computador faz mal aos olhos?
Vivemos num tempo em que a informática faz parte de nossas vidas de uma maneira intensa e com caráter irreversível. Assim, é comum nos perguntarmos se o computador faz mal aos olhos. De um modo geral, podemos dizer que não. O que acontece normalmente é que, como o uso do computador exige um grande esforço visual, sintomas e problemas oculares tornaram-se comuns. Esses sintomas são hoje chamados de "Síndrome da Visão do usuário de Computador" ou "CVS". Estudos mostram essas alterações podem estar presentes em 75 a 90% dos usuários de computador.

O que é CVS?
Esta síndrome é caracterizada por sintomas oculares que aparecem durante ou após o uso prolongado do computador. Estes sintomas incluem: olhos irritados ou vermelhos, coceira, olho "ressecado" ou lacrimejamento, "cansaço" ocular, sensibilidade à luz, dificuldade de conseguir foco, visão de cores alteradas e halos ao redor dos objetos, visão embaçada ou dupla. Existem ainda outros sintomas como: dor de cabeça, dor na nuca ou nas costas, espasmos musculares e etc.

Por que ela ocorre?
Nossa visão não foi feita para encarar uma tela de computador durante muitas horas seguidas. As imagens do monitor são formadas por "pixels" ou minúsculos pontinhos nos quais os nossos olhos não conseguem manter o foco, necessitando "focar e refocar" continuamente. Isto provoca um "stress" dos músculos oculares, resultando nos sintomas descritos.

Quem corre o risco de apresentar a CVS?
Qualquer pessoa que passe mais de 2 horas por dia no computador pode desenvolver a síndrome.

A CVS pode ser evitada?
Sim, existem alguns fatores que podem favorecer o aparecimento dos sintomas e nós devemos estar atentos e tomarmos certas medidas para evitá-los, como:
· Posicionar o monitor de 50 a 60 cm dos olhos com seu topo na altura dos olhos ou abaixo. Nunca acima da linha dos olhos!
· Posicionar os papéis próximos à tela (com suporte) quando estiver digitando
· Iluminar bem a sala do computador. A luz incandescente é melhor que a luz fluorescente
· Minimizar os reflexos na tela, alterando a posição do computador e das luzes, usando cortinas nas janelas e filtro anti-reflexo, se necessário
· Piscar os olhos freqüentemente
· Manter a tela do monitor sempre limpa
· Para cada hora de trabalho, descanse 5 minutos olhando para longe
· Usar os óculos corretos
· Procure seu oftalmologista sempre que necessário!