Avenida das Américas, 16.267 - grupo 303.

Tel: (0xx21) 2437-2434

Recreio dos Bandeirantes

Rio de Janeiro
 
 
 
 
• lentes de contato
• cuidados com a criança
• óculos de sol
• o computador e seus olhos
 
Informações Sobre os seus Olhos
 

Por que o sol é perigoso?
O sol é o grande responsável pela vida em nosso planeta, mas seus raios também podem ser perigosos para a saúde de nossos olhos, se não tomarmos os devidos cuidados. O principal perigo é a radiação ultravioleta (UV), raios invisíveis da energia solar que também são produzidos por fontes artificiais como solda elétrica, aparelhos de bronzeamento artificial e laser. Mais de 99% da radiação UV que atinge nossos olhos, são absorvidas pelas estruturas anteriores dos olhos e, parte dessa radiação, alcança ainda a retina. Exposição prolongada aos raios UV-A e UV-B podem causar danos a seus olhos e sua visão.

O que o sol pode causar?

A exposição, sem proteção, a quantidades excessivas de radiação UV por curto período de tempo, pode causar um condição chamada CERATITE. É como se fosse uma "queimadura" da córnea causando dor, vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia e sensação de areia nos olhos. Felizmente, essa condição é geralmente temporária e raramente causa danos permanentes aos olhos. A exposição prolongada, por sua vez, pode ser mais perigosa. Mesmo com pequenas quantidades de radiação UV, a exposição prolongada aumenta a chance de desenvolvermos catarata (opacificação do cristalino), pterígio, câncer de pele nas pálpebras e lesões na retina (degenerações).

O que devemos fazer para nos proteger?
Os efeitos da radiação UV são cumulativos. Quanto mais seus olhos se expõem aos raios UV, maiores serão os riscos com o passar dos anos. É aconselhável, portanto, o uso de óculos escuros de boa qualidade e que ofereçam proteção adequada a seus olhos, não apenas durante o verão, e sim durante todo o ano. Todos nós estamos sujeitos aos danos causados pela radiação solar. O risco aumenta na praia, no mar e nas montanhas, e é ainda maior entre 10h e 14h.

Óculos de má qualidade fazem mal aos olhos?
Óculos escuros sem proteção UV podem, na verdade, prejudicar a saúde de seus olhos, pois provocam dilatação da pupila e maior absorção ocular dos raios UV.

Quais os melhores óculos escuros?
Para proteção adequada, seus óculos devem: · Bloquear 99 a 100% das radiações UV-A e UV-B · Não distorcer imagens ou mudar as cores · Ter lentes cinzas, verdes ou marrons · Filtrar 75 a 90% da luz visível

Como escolher a cor das lentes dos meus óculos?
As colorações são utilizadas por modismo ou por necessidade funcional. As colorações de lentes por necessidades funcionais são usadas para reduzir enxaquecas, dores de cabeça, fotofobia, melhorar a visão e muito mais. Podem ser feitas também, apenas para combinar com a armação, realçar a cor dos olhos ou cobrir as rugas etc.


Cores de lentes e suas vantagens:


Cinza - O cinza claro é para uso interno - filtra sem distorcer as cores. O cinza médio é recomendado para pacientes com enxaqueca. O cinza escuro é usado para óculos de sol, sendo excelente para uso externo.
Marrom - O marrom claro é também para uso interno - uma cor mais quente e mais clara do que o cinza. O marrom escuro é para lentes de sol. Oferece uma visão precisa, especialmente em condições com um pouco de neblina.
Amarelo - Aprimora a precisão visual em dias nublados ou com neblinas. É a cor preferida pelos caçadores. Oferece um ótimo contraste e visibilidade em condições de pouca luz. Hoje o amarelo é a cor favorita dos clientes novos e modernos. Pode ser um pouco irritante quando for usado sob a luz direta do sol. ·
Verde - A melhor em condições de luminosidade moderada. Uma lente ideal para fins diversos. É utilizada em densidades mais leves como um toque da moda. ·
Azul - Usada como um toque moderno pelo cliente jovem e seguidor da moda. É indicada para dar um toque de tranqüilidade ao usuário (as chamadas "lentes Prozac"). ·
Rosa - É uma cor mais quente, como a marrom, mas não deve ser usada em óculos de sol.

Mas e se eu já uso óculos de grau?
Seus óculos de grau também podem ter proteção UV, assim como seus óculos escuros também podem ser feitos com o seu grau. Bonés, viseiras e chapéus oferecem proteção adicional quando precisamos passar muitas horas sob a luz solar. Não podemos também esquecer de proteger as crianças e os adolescentes que geralmente, passam mais tempo no sol do que os adultos.