Patologias
Miopia
Distúrbio de focalização da imagem na qual esta forma-se anteriormente à retina. Isto deve-se a um maior comprimento do globo ocular ou aumento na curvatura da córnea ou cristalino, resultando em dificuldade para ver longe. Pode ser corrigida com lentes esféricas divergentes.
Hipermetropia
Na hipermetropia também ocorre uma dificuldade de focalizar a imagem, só que contrariamente à miopia, a focalização se dá posteriormente à retina. Deve-se portanto a um globo ocular com menor comprimento ou devido à córnea ou cristalino possuÃrem uma menor curvatura. Na hipermetropia observa-se uma visão ruim para perto, podendo gerar dificuldade na visão para longe nos casos mais severos. Pode ser corrigida com lentes esféricas convergentes.
Presbiopia
Também conhecida como "vista cansada", a presbiopia é uma perda na capacidade de acomodação do olho, que resulta na piora da visão de perto. Aparece, geralmente, após os 40 anos e tende a evoluir com a idade. A pessoa começa precisando esticar os braços para conseguir ler e depois, sua correção é feita somente com óculos ou lentes de contato. Existem cirurgias ainda em estudo para corrigir a presbiopia.
Astigmatismo
Condição que decorre da diferença de curvatura da córnea ou cristalino nas diferentes direções (comparável à s curvaturas de um ovo ou de uma bola de futebol americano), e disto resultam diferentes profundidades de foco que distorcem a visão tanto de longe quanto perto. Pode ser corrigido com lentes cilÃndricas.
Daltonismo
Distúrbio da visão que interfere na percepção das cores. Também chamado de discromatopsia ou discromopsia, sua principal caracterÃstica é a dificuldade para distinguir o vermelho e o verde e, com menos frequência, o azul e o amarelo.
Catarata
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da Ãris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.